Professor SamLucas - uma vida dedicada à cultura reconhecida pelo Prêmio Jaburu 2020

 


Em 2020, ano de um grande enfrentamento devido à pandemia de COVID-19, durante a aplicabilidade da Lei Aldir Blanc nos municípios brasileiros, temos o destaque de um formosense: Samuel Lucas. Por sua versatilidade em aplicar o projeto e ajudar outros municípios além do seu, O egrégio CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DE GOIÁS, com satisfação, comunica-lhe que, por indicação dos integrantes da Câmara Técnica de Artes Cênicas, V. Sa. foi agraciado, em votação realizada na Sessão Plenária de 29 de setembro de 2020, com o Diploma de Destaque Cultural do Ano, comenda conferida por este Colegiado, em nome do Governo do Estado, a pessoas, ou entidades, que se destacaram pela constante atividade na promoção ou produção cultural. Os Conselheiros avaliaram suas atividades na área de gestão cultural, especialmente sua importante participação na implementação da Lei Aldir Blanc nos municípios do interior goiano. Então vamos conhecer um pouco mais do Professor SamLucas.

O Professor Samuel Lucas, nasceu em Formosa GO em 24 de julho de 1982, filho de Gaspar Lucas Sobrinho, trombonista e Sandra Helena de Matos Lucas, organista, ambos participantes da orquestra voluntária da Igreja Congregação Cristã no Brasil. Pela linhagem materna vem da família Dayrell, composta por diversos músicos e musicistas, tendo referências de sua parentela ter representatividade maestral em grupos culturais do Triângulo Mineiro. 

O professor Samuel Lucas começou cedo e aos 7 anos já estava tocando seu sax-horn em um encontro orquestral na cidade de Belo Horizonte. Aos 8 anos, Samuel já era considerado membro na referida orquestra, tornando oficializado na mesma aos 14 anos, isso após todos os trâmites, principalmente em quesito de idade. Um fato inusitado foi aos 8 anos de idade Samuel estar tocando o Hino Nacional com um trompete durante as festividades da semana da pátria no Colégio Estadual Dr. José Balduíno de Souza Décio, em Formosa GO.

Durante todo o tempo, Samuel Lucas passou a aprender novos instrumentos, sendo o seu primeiro instrumento o Sax Horn, seguindo por outros metais, passando a estudar a flauta doce seguindo para diversos outros da família das madeiras. Hoje o músico Samuel Lucas domina instrumentos diversos de fanfarra, banda marcial, percussão sinfônica, cordas clássicas e sopro em geral, sendo inclusive músico endorse da Quasar Instrumentos Musicais. 

O primeiro certificado da vida de Samuel Lucas foi um certificado de Tapeçaria em Alto Relevo e, nessa época, o seu principal trabalho foi um alto relevo do Rei Leão.

Na área das letras, em 1997 Samuel Lucas participa do Concurso Literário FORMOSA 154 anos, quando mostra o seu magnífico SONETO A FORMOSA:

SONETO A FORMOSA

Formosa querida
De praças e montes
De águas e fontes
Repletas de Vida

Paisagens no chão
Rústicas, campestre
Seu povo merece
Tamanha devoção

D'um lado um coreto
N'outro um amuleto
No centro um buriti

Tuas águas bem mansas
E tuas crianças 
Nos lembram de ti

No ano de 2006 o músico Samuel Lucas começou projetos sociais diversos, formando corais infantis, grupo de flauta doce, grupo de Lira, entre outros, tornando um sucesso na cidade, inclusive com destaque na Agência Brasil em 2008, onde o mesmo está nessa reportagem: https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2008-03-30/municipio-do-entorno-do-distrito-federal-tem-100-dos-professores-com-curso-superior. Ainda em 2006, fez a prova profissional de bombardino na Ordem dos Músicos do Brasil e se orgulha de ter sido aplicada a prova pela banca presidida pelo renomado trompista Bohumil Med.

Ainda em 2006, o professor Samuel Lucas passou a fazer parte do grupo da Prefeitura Municipal de Formosa, podendo assim contribuir com seus conhecimentos como um servidor público estatutário. 

Passando a fazer parte do corpo efetivo da Prefeitura Municipal de Formosa, Samuel Lucas que possui experiência no magistério, passou a aliar a música à pedagogia, conseguindo assim um trabalho magnífico com o maior grupo de fanfarra apresentado na cidade de Formosa em 2010 composto por mais de 210 integrantes. Nessa mesma época foi condecorado pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum em Tecnologia Social.

Iniciando a licenciatura plena em música pela UAB-UnB, o mesmo aproveitou o máximo para estar junto à Associação Brasileira de Estudos Musicais, mantendo contato direto com grandes músico-pedagogos como Flávia Narita, Lucy Green, Cristina Grossi, entre outros. Teve várias contribuições, mas por questões econômicas teve que abandonar o curso sem terminá-lo.

Inspirado pelo livro Patos de Minas: minha cidade, de Oliveira Mello, o professor Samuel Lucas começou a perceber que a história da cidade de Formosa estava se perdendo por falta de materiais e, desde fevereiro de 2011 o mesmo começou a escrever sobre a antropologia formosense, o qual gerou dois livros lançados a nível nacional, contando assim uma breve história do município de Formosa.

No início de 2013 o professor Samuel Lucas foi removido para a Secretaria Municipal de Cultura, época em que estava sendo implantado o Sistema Municipal de Cultura e a pessoa do professor Samuel Lucas se tornou uma alternativa para o propósito do Governo Municipal de regularização e efetivação de várias vertentes culturais, como a Banda Municipal de Formosa que há mais de 100 anos passava por dificuldades por falta de vontade de diversas esferas políticas.

É uma luta constante do autor, estar resgatando esse grandioso patrimônio imaterial da sociedade formosense, pois é impulsionado pelos velhos e idosos com quem sempre mantém contato e que anseiam por tal resgate.

Em 2012 o professor Samuel Lucas participou da primeira turma de especialização para condução turística ambiental e cultural em Formosa e se destacou no grupo, sendo reconhecido suas auto habilidades em todas as modalidades ali apresentadas.

Em 2013, o professor Samuel Lucas, aprimorando os seus conhecimentos, fez um excelente curso de Gestão Cultural, onde aprendeu realmente a aplicar os projetos Culturais e Turísticos frente às demandas necessárias. 

No município de Formosa, o professor Samuel Lucas participou ativamente, desde 2010, das reuniões que resultaram no grande Sistema Municipal de Cultura, a iniciar no Fórum Municipal com o saudoso George Diab, até a reformulação desse mesmo sistema em 2019.


Por várias vezes, como aconteceu em 07 de fevereiro de 2017, o professor Samuel Lucas foi convidado para estar contribuindo com assuntos técnicos na Câmara Municipal de Formosa, devido o seu conhecimento extremo da legislação municipal de Formosa, auxiliando assim o desenvolvimento do legislativo de Formosa.

Em janeiro de 2018, após a cultura ter praticamente acabado na cidade de Formosa no ano de 2017, o professor Samuel Lucas foi escolhido para assumir a Superintendência de Cultura e, durante esse tempo, venceu vários Termos de Ajustamento de Conduta do Ministério Público e, o Fundo Municipal de Cultura que estava tendo gastos mensais em 2018, foi entregue sem dívidas e com um superavit de aproximadamente R$ 700.000,00 no início 2020, quando o mesmo deixou a superintendência. 

Durante todo esse tempo, o professor Samuel Lucas esteve atuando na cultura, sem deixar de lado sua principal atividade que é de contar a História, Arte e Cultura de Formosa Goiás nas Unidades Educacionais de Formosa, implantando o Projeto Conhecendo Formosa que passou a ser referência em vídeos e matérias de blogs difundidos entre as escolas de Formosa. O principal canal é o do YouTube.

Após o desafio de implementar a Lei Aldir Blanc em Formosa, o professor Samuel Lucas foi convidado a fazer parte da equipe e o mesmo fez reuniões com equipes de cultura do município, formalizando o plano de ação que foi aprovado, sendo um dos primeiros aprovados no Estado de Goiás.

Devido essa desenvoltura, o professor Samuel Lucas foi convidado a compartilhar o seu conhecimento com outros municípios do estado de Goiás, ajudando principalmente o município de Cristalina e tendo o seu plano de ação utilizado como modelo por muitos municípios goianos.

Aqui, um pouco da contribuição cultural do Professor Samuel Lucas no município de Formosa.   


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou Sergipano, só conheço virtualmente o ilustre Samuel Lucas, tenho o privilégio de também ser chamado Samuel, admiro muito o seu riquíssimo trabalho, através dele passei a conhecer um pouco da Cultura de Formosa, sempre estou em contato com ele e tenho tirado muito proveito cultural do seu trabalho, é também meu grande incentivador musical.
    Em breve irei conhecer-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomas e Certificados

Editais da Lei Aldir Blanc em Formosa GO