ARTIGO DE OPINIÃO: Trocando a Vida Maria pela Vida José



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO DE MÚSICA
COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS E MIDIÁTICAS
TUTOR ANDRÉ LÚCIO BENTO
10 JUN 2010
SAMUEL LUCAS
ARTIGO DE OPINIÃO:
TROCANDO A VIDA MARIA E PELA VIDA JOSÉ
O curta-metragem Vida Maria nos mostra a realidade da maioria das famílias de regiões remotas do Brasil. Os patriarcas conseguiram a sobrevivência através do trabalho pesado, não tiveram acesso aos estudos e não acreditam na eficácia do mesmo.
Foi muito interessante o ato de o autor colocar em poucos minutos a realidade de uma vida, ou seja, de uma geração debilitada pela falta dos estudos. Uma consequência do estudo é a melhoria na qualidade de vida, algo que faltou para todos os participantes, pois continuaram na mesma rotina de dar água para os animais, limpar o terreiro, os homens fazerem o serviço pesado, terem muitos filhos, entre tantas outras coisas.
No país que existem muitas “Vidas Marias” é possível haver uma modificação quando conseguirmos conscientizar os filhos da necessidade dos estudos e de não repetirem o descaso de seus pais quanto à educação.
Assim, o curta-metragem que intitulamos Vida José para esse artigo , pode perceber algo um tanto contrário do que aconteceu em Vida Maria, pois a criança sendo um simples serviçal buscou o aprendizado da arte de confeccionar vasos.
O aprendizado da arte simbolizado pelo fogo, não é apenas ensinado rapidamente, é buscado com lutas, desafios, decepções, frustrações, mas com grande perseverança.
Nesse caso, é o momento ideal de transformarmos a educação tipo Vida Maria em educação Vida José, para um progresso renovador do nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomas e Certificados

Professor SamLucas - uma vida dedicada à cultura reconhecida pelo Prêmio Jaburu 2020