A TECNOLOGIA PELA VISÃO BÍBLICA
Alguns colegas me pediram para que eu postasse aqui o meu trabalho sobre tecnologias apresentado na finalização de Antropologia Cultural.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO DE MÚSICA
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA BURGOS
TUTOR EDERSON LUIZ DA SILVA
07 JUL 2009
SAMUEL LUCAS
A TECNOLOGIA PELA VISÃO BÍBLICA
As crescentes vertentes tecnológicas impulsionadas e impulsionando o capitalismo transnacional, são constantes preocupações para os cristãos que, embora não aceitem diversas tecnologias, precisam conviver com mudanças as quais estarão determinando o fim da humanidade. De acordo com os escritos bíblicos1 estaremos discutindo relações sobre o avanço tecnológico e sua real implicação na vida humana. Vejo-me impulsionado a realizar essa discussão, através do que foi revelado nas Santas Escrituras que diz: Quando eu disser acerca do ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma.2 Pois eis que o Senhor está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniquidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos3. E me adverte com as palavras que disse aos colossenses: Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;4 ainda me convocando a convidar-vos com as seguintes palavras: Quem se levantará por mim contra os malfeitores? quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniquidade?5
Conhecendo vossa ignorância quanto aos conceitos chamados por vós de “mágicoreligiosos”, conceitualizo minhas palavras de acordo com as teorias conhecidas por vós, lembrando que de acordo com Gustavo Lins Ribeiro, do Departamento de Antropologia da UNB, “a universidade é uma instituição que, por sua pluralidade e abrangência, pelo seu compromisso direto com a produção científica, tecnológica, artística, política, cultural, ética e normativa, continuará desempenhando um papel central neste campo complexo” (1999 p.7), lembrando ainda que “ciência e tecnologia são herdeiras dos mais poderosos mitos da civilização ocidental, cavalgando promessas de progresso ilimitado, de organização racional da vida social, política e econômica, e de subjugação do mundo social e natural dos desejos” (p. 2), sendo que, a humanidade não quer enxergar essa subjugação que a tecnologia está fazendo ao mundo social e natural dos desejos. Diz ainda que “a tecnologia apresenta-se claramente como a ponta final da pesquisa científica, aquela parte materializada do conhecimento de alta complexidade que chega ao mercado para a consideração (grifo meu) do cidadão-consumidor. Sonhos de felicidade instantânea, vida eterna, convivem com temores de perda da memória, identidade, integridade, agência e poder. Por um lado, o desejo de transcendência. Por outro, o medo da subjugação, da desumanização” (p. 2). Considerando essa vontade exacerbada da transcedência e da vida eterna, cabe esclarescer-vos que a tecnologia não os levará ao cumprimento desse desejo, visto que está nas mãos de Deus, através de seu filho Jesus Cristo, esse cumprimento. Ele mesmo disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim6. Momento que faço jus em lembrar que somente em Deus temos Vida Eterna e transcedência.
Para Arturo Escobar (1994 p. 214), cibercultura “refere-se especificamente a novas tecnologias em duas áreas: inteligência artificial e biotecnologia”, ou seja, “as possibilidades de cruzamento dos avanços científicos e tecnológicos da informática e da engenharia informam visões de próteses tão inteligentes que, em última instância, apenas o cérebro permanecerá orgânico no sentido hoje atribuído a esta palavra. Transplantes, próteses perfeitas de membros, chips implantados, clones humanos, saem progressivamente da ficção ampliando cada vez mais o reino dos simulacros”7, mostrando que o homem cada vez mais quer se assemelhar a Deus, ao que tem a seguinte resposta: Diz o néscio ( atual cyborg) no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniqüidade8;
A ciência traz poder, contudo ...A ciência incha, mas o amor edifica9, e lembrando apenas da ciência e esquecendo do amor, ...Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu.10 Assim Jó pergunta antecipando que tempos como esse viriam a ocorrer na face da terra: Acaso se ensinará ciência a Deus, a ele que julga os excelsos?11 Momento em que o próprio Deus, através de seus profetas, responde posteriomente: ...desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência.12
Repetidamente, vemos cientistas que baseiam na bíblia para dizer que estava profetizado aquela evolução. Um dos locais mais buscado é a profecia sobre os carros e tanques de guerra: Os carros andam furiosamente nas ruas; cruzam as praças em todas as direções; parecem como tochas, e correm como os relâmpagos.13 Tamanha é a ignorância, que esquecem de ler a mesma profecia pouco mais abaixo, onde diz: Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros... e não se ouvirá mais a voz dos teus embaixadores (v. 13). Não tem palavras para expressar o que leva o homem a inventar algo pelo qual ele próprio se condena, essa é a realidade da tecnologia na visão bíblica.
Queria que todos lessem em S. Mateus 24, 4-14, mas atenho-me apenas no verso 12: por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.14 Poucas pessoas pensam no amor, não vendo que a tecnologia está trazendo mais iniquidades entre nós e, com isso, levando o amor e a união das pessoas. Precisamos, contudo, definir nossa identidade enquanto é tempo, a tecnologia nos oferece folga e descanso, mas tira a sociabilidade das pessoas, diminui o calor humano. Lembremos que diversos autores defendem que a tecnologia é um trampolim para o poder, onde, gananciosos pelo poder, acaba-se o amor, surgem as guerras, as concorrências desleais, entre tantos outros males.
Novas tendências da humanidade não assustam os cristãos, motivo pelo qual podemos constatar o cumprimento das profecias bíblicas, as quais acreditamos. Cabe a nós entretanto, avisar das coisas que estão por vir, de acordo ao que já aconteceu e ao que podemos notar que será lógico o seu acontecimento.
A maior preocupação religiosa das pessoas se referem às bestas apocalípticas, pena que distorcem o que está escrito para sua própria defesa, fazendo assim cumprir o que disse sobre as duas testemunhas que falaram contra a besta: E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.15 Porventura não estou eu subjulgado também a esse versículo citado? Porventura os tecnotópicos não me farão guerra? Havendo guerra, os tecnotópicos não aceitam meu testemunho, podendo me matar fisicamente ou moralmente. Em Apocalipse 13, mostra claramente duas bestas que servirão para desligar o povo do pensamento de Deus, uma surgindo da terra e outra surgindo da água. A primeira, ao surgir da terra, mostra que algo aparecerá de um local firme, onde todos vêem evidências, fato que seria como o ato dos EUA, unido a outras nações, estabelecer um capitalismo transnacional através do Banco Mundial, que atualmente é comandado por aquela nação. O capitalismo transnacional é evidêcia que haverá (mais cedo ou mais tarde) de acontecer. O projeto desse capitalismo transnacional já está em teste pelo Banco Mundial, funcionando como uma moeda de transição universal, coordenada através de um microchip inserido na mão direita da pessoa.
O microchip na mão direita comprova o que foi escrito, dizendo: E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.16 Não podemos esquecer que, em momento próximo, surgiu a segunda besta do mar, que se aliou à primeira besta. Sugerindo as águas do mar, interpretamos agitação e imensidão, na atualidade não existe nada mais imenso e/ou agitado quanto a tecnologia. A segunda besta vem dar poder à primeira, motivo pelo qual podemos perceber que o capitalismo transnacional fica sem força caso não haja tecnologia suficiente. A invenção do microchip universal, o qual pode ser inserido abaixo da pele humana sem haver rejeição, a difusão de informações hipertextuais e, atualmente, o wirelles body, ou seja, a comunicação rápida sem necessidade de conectores, entre tantas outras invenções, dão força às uniões político-sociais transnacionais, bem como à moeda internacional. Continuando nossa reflexão: ...e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra17, ou seja, o anúncio de uma facilidade em compras, de segurança financeira, da dificuldade de roubos e da pacificação econômica mundial, enganará a muitos e farão com que esses se desliguem da comunhão e esperança da providência Divina, acreditando que as soluções políticas irão resolver seus problemas.
Através da melhoria econômica, a maioria dos homens procurarão por mais imóveis, devastando ainda mais o planeta, procurarão por mais carros, poluindo ainda mais nosso ar, enfim, buscarão seu próprio desencanto quanto ao desejo natural.
Na profecia, vemos a seguinte parte: Então foi o primeiro [anjo]e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. ...O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas.18 Sabemos que a rejeição humana à radiação provocada pelo chip inserido abaixo da pele virá algum tempo depois, assim aparecerão tumores malignos nas pessoas que utilizarem o chip. Logo depois, o capitalismo transnacional será enfraquecido, tornando a pior crise econômica já vista no mundo, o qual, junto aos tumores malignos, farão homens morder suas próprias línguas, de dor e, consequentemente, de raiva. A decadência do projeto não durará muito tempo, pois logo em seguida haverá uma guerra e um reino irá para o abismo (poderá ser o Japão?) e se ressurgirá fortalecendo o poder da primeira besta (EUA?) contra a prostituta (Iraque? Vietnã? Coréia?) até que essa fará um acordo de paz e entregará seu reino para a força maior. Veja essa profecia:
A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir (v8). A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição (v11). Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta(v12). Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta (v13). E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo (v16). Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de
Deus (v17).19
Está a tempo dos cientistas olharem mais os reflexos de suas tecnologias, pois a simples tecnologia de implante de órgãos tornou-nos como escrito no romance: Mulheres à Beira do tempo: “as pessoas pobres não são pessoas. São bancos de órgãos que caminham”.20
Finalizo, trazendo a mensagem para vós, lembrando que ...Se te voltares para o Todo-
Poderoso, serás edificado; se lançares a iniquidade longe da tua tenda, dar-te-á, em vez de terra o rochedo, e, em vez de rochedo, torrentes de ouro21. Nesse momento, o importante é você falar ao teu Deus as palavras de Davi: Gravemente pequei em fazer tal coisa; agora porém, peço-te, tira a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente22 para que nós, cristãos, possamos dizer as palavras de Moisés: Perdoa, rogo-te, a iniquidade deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui.23
Ficarão aqui encerradas essas palavras sobre a verdade da tecnologia, lembrando de duas frases: (1) ...antes de decidir se a ciência intrinsecamente diz a verdade, devemos perguntar, repetidamente, se é possível, ou prudente, isolar fatos de valores...24 e (2) ...Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, João Ferreira de. (trad e org) BÍBLIA SAGRADA. São Paulo. Geográfica:
1998. 2ª edição.
RIBEIRO, Gustavo Lins. TECNOTOPIA versus TECNOFOBIA, O MAL-ESTAR NO SÉCULO XXI. Brasília. UnB: 1999.
As notas abaixo estão inseridas nesses dois livros.
1 O livro de profecias mais difundido pelo mundo, através pelo qual mostra revelações das quais diversas já cumpriram.
2 Ezequiel 13, 18-19.
3 Isaias 26, 21.
4 Colossenses 2, 8.
5 Salmos 94, 16.
6 S. João 14, 6.
7 RIBEIRO (p. 3 e 4).
8 Salmos 52, 1.
9 I Coríntios 8, 1.
10 I Coríntios 8, 11.
11 Jó 21, 22.
12 Isaías 44, 25.
13 Naum 2, 4.
14 S. Mateus 24, 12.
15 Apocalipse 11, 7.
16 Apocalipse 13, 16-17.
17 Apocalipse 13, 14.
18 Apocalipse 16, 2; 10.
19 Apocalipse 17.
20 PIERCY, Marge. 1976.
21 Jó 22, 23-24.
22 I Crônicas 21, 28.
23 Números 14, 19.
24 Robbins e Ross 1996: 57.
25 Daniel 12, 24.
Samuel Lucas (1982) é evangélico desde o nascimento, tendo aceitado essa doutrina de livre e expontânea vontade aos 12 anos na Igreja Congregação Cristã no Brasil, onde está até os dias de hoje. É músico profissional e está cursando Licenciatura em Música pela UnB, através da UAB com pólo em Anápolis. Suas críticas são baseadas em experiências pessoais ao longo do tempo de evangelho.
CURSO DE MÚSICA
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA BURGOS
TUTOR EDERSON LUIZ DA SILVA
07 JUL 2009
SAMUEL LUCAS
A TECNOLOGIA PELA VISÃO BÍBLICA
As crescentes vertentes tecnológicas impulsionadas e impulsionando o capitalismo transnacional, são constantes preocupações para os cristãos que, embora não aceitem diversas tecnologias, precisam conviver com mudanças as quais estarão determinando o fim da humanidade. De acordo com os escritos bíblicos1 estaremos discutindo relações sobre o avanço tecnológico e sua real implicação na vida humana. Vejo-me impulsionado a realizar essa discussão, através do que foi revelado nas Santas Escrituras que diz: Quando eu disser acerca do ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma.2 Pois eis que o Senhor está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniquidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos3. E me adverte com as palavras que disse aos colossenses: Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;4 ainda me convocando a convidar-vos com as seguintes palavras: Quem se levantará por mim contra os malfeitores? quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniquidade?5
Conhecendo vossa ignorância quanto aos conceitos chamados por vós de “mágicoreligiosos”, conceitualizo minhas palavras de acordo com as teorias conhecidas por vós, lembrando que de acordo com Gustavo Lins Ribeiro, do Departamento de Antropologia da UNB, “a universidade é uma instituição que, por sua pluralidade e abrangência, pelo seu compromisso direto com a produção científica, tecnológica, artística, política, cultural, ética e normativa, continuará desempenhando um papel central neste campo complexo” (1999 p.7), lembrando ainda que “ciência e tecnologia são herdeiras dos mais poderosos mitos da civilização ocidental, cavalgando promessas de progresso ilimitado, de organização racional da vida social, política e econômica, e de subjugação do mundo social e natural dos desejos” (p. 2), sendo que, a humanidade não quer enxergar essa subjugação que a tecnologia está fazendo ao mundo social e natural dos desejos. Diz ainda que “a tecnologia apresenta-se claramente como a ponta final da pesquisa científica, aquela parte materializada do conhecimento de alta complexidade que chega ao mercado para a consideração (grifo meu) do cidadão-consumidor. Sonhos de felicidade instantânea, vida eterna, convivem com temores de perda da memória, identidade, integridade, agência e poder. Por um lado, o desejo de transcendência. Por outro, o medo da subjugação, da desumanização” (p. 2). Considerando essa vontade exacerbada da transcedência e da vida eterna, cabe esclarescer-vos que a tecnologia não os levará ao cumprimento desse desejo, visto que está nas mãos de Deus, através de seu filho Jesus Cristo, esse cumprimento. Ele mesmo disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim6. Momento que faço jus em lembrar que somente em Deus temos Vida Eterna e transcedência.
Para Arturo Escobar (1994 p. 214), cibercultura “refere-se especificamente a novas tecnologias em duas áreas: inteligência artificial e biotecnologia”, ou seja, “as possibilidades de cruzamento dos avanços científicos e tecnológicos da informática e da engenharia informam visões de próteses tão inteligentes que, em última instância, apenas o cérebro permanecerá orgânico no sentido hoje atribuído a esta palavra. Transplantes, próteses perfeitas de membros, chips implantados, clones humanos, saem progressivamente da ficção ampliando cada vez mais o reino dos simulacros”7, mostrando que o homem cada vez mais quer se assemelhar a Deus, ao que tem a seguinte resposta: Diz o néscio ( atual cyborg) no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniqüidade8;
A ciência traz poder, contudo ...A ciência incha, mas o amor edifica9, e lembrando apenas da ciência e esquecendo do amor, ...Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu.10 Assim Jó pergunta antecipando que tempos como esse viriam a ocorrer na face da terra: Acaso se ensinará ciência a Deus, a ele que julga os excelsos?11 Momento em que o próprio Deus, através de seus profetas, responde posteriomente: ...desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência.12
Repetidamente, vemos cientistas que baseiam na bíblia para dizer que estava profetizado aquela evolução. Um dos locais mais buscado é a profecia sobre os carros e tanques de guerra: Os carros andam furiosamente nas ruas; cruzam as praças em todas as direções; parecem como tochas, e correm como os relâmpagos.13 Tamanha é a ignorância, que esquecem de ler a mesma profecia pouco mais abaixo, onde diz: Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros... e não se ouvirá mais a voz dos teus embaixadores (v. 13). Não tem palavras para expressar o que leva o homem a inventar algo pelo qual ele próprio se condena, essa é a realidade da tecnologia na visão bíblica.
Queria que todos lessem em S. Mateus 24, 4-14, mas atenho-me apenas no verso 12: por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.14 Poucas pessoas pensam no amor, não vendo que a tecnologia está trazendo mais iniquidades entre nós e, com isso, levando o amor e a união das pessoas. Precisamos, contudo, definir nossa identidade enquanto é tempo, a tecnologia nos oferece folga e descanso, mas tira a sociabilidade das pessoas, diminui o calor humano. Lembremos que diversos autores defendem que a tecnologia é um trampolim para o poder, onde, gananciosos pelo poder, acaba-se o amor, surgem as guerras, as concorrências desleais, entre tantos outros males.
Novas tendências da humanidade não assustam os cristãos, motivo pelo qual podemos constatar o cumprimento das profecias bíblicas, as quais acreditamos. Cabe a nós entretanto, avisar das coisas que estão por vir, de acordo ao que já aconteceu e ao que podemos notar que será lógico o seu acontecimento.
A maior preocupação religiosa das pessoas se referem às bestas apocalípticas, pena que distorcem o que está escrito para sua própria defesa, fazendo assim cumprir o que disse sobre as duas testemunhas que falaram contra a besta: E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.15 Porventura não estou eu subjulgado também a esse versículo citado? Porventura os tecnotópicos não me farão guerra? Havendo guerra, os tecnotópicos não aceitam meu testemunho, podendo me matar fisicamente ou moralmente. Em Apocalipse 13, mostra claramente duas bestas que servirão para desligar o povo do pensamento de Deus, uma surgindo da terra e outra surgindo da água. A primeira, ao surgir da terra, mostra que algo aparecerá de um local firme, onde todos vêem evidências, fato que seria como o ato dos EUA, unido a outras nações, estabelecer um capitalismo transnacional através do Banco Mundial, que atualmente é comandado por aquela nação. O capitalismo transnacional é evidêcia que haverá (mais cedo ou mais tarde) de acontecer. O projeto desse capitalismo transnacional já está em teste pelo Banco Mundial, funcionando como uma moeda de transição universal, coordenada através de um microchip inserido na mão direita da pessoa.
O microchip na mão direita comprova o que foi escrito, dizendo: E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.16 Não podemos esquecer que, em momento próximo, surgiu a segunda besta do mar, que se aliou à primeira besta. Sugerindo as águas do mar, interpretamos agitação e imensidão, na atualidade não existe nada mais imenso e/ou agitado quanto a tecnologia. A segunda besta vem dar poder à primeira, motivo pelo qual podemos perceber que o capitalismo transnacional fica sem força caso não haja tecnologia suficiente. A invenção do microchip universal, o qual pode ser inserido abaixo da pele humana sem haver rejeição, a difusão de informações hipertextuais e, atualmente, o wirelles body, ou seja, a comunicação rápida sem necessidade de conectores, entre tantas outras invenções, dão força às uniões político-sociais transnacionais, bem como à moeda internacional. Continuando nossa reflexão: ...e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra17, ou seja, o anúncio de uma facilidade em compras, de segurança financeira, da dificuldade de roubos e da pacificação econômica mundial, enganará a muitos e farão com que esses se desliguem da comunhão e esperança da providência Divina, acreditando que as soluções políticas irão resolver seus problemas.
Através da melhoria econômica, a maioria dos homens procurarão por mais imóveis, devastando ainda mais o planeta, procurarão por mais carros, poluindo ainda mais nosso ar, enfim, buscarão seu próprio desencanto quanto ao desejo natural.
Na profecia, vemos a seguinte parte: Então foi o primeiro [anjo]e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. ...O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas.18 Sabemos que a rejeição humana à radiação provocada pelo chip inserido abaixo da pele virá algum tempo depois, assim aparecerão tumores malignos nas pessoas que utilizarem o chip. Logo depois, o capitalismo transnacional será enfraquecido, tornando a pior crise econômica já vista no mundo, o qual, junto aos tumores malignos, farão homens morder suas próprias línguas, de dor e, consequentemente, de raiva. A decadência do projeto não durará muito tempo, pois logo em seguida haverá uma guerra e um reino irá para o abismo (poderá ser o Japão?) e se ressurgirá fortalecendo o poder da primeira besta (EUA?) contra a prostituta (Iraque? Vietnã? Coréia?) até que essa fará um acordo de paz e entregará seu reino para a força maior. Veja essa profecia:
A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir (v8). A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição (v11). Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta(v12). Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta (v13). E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo (v16). Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de
Deus (v17).19
Está a tempo dos cientistas olharem mais os reflexos de suas tecnologias, pois a simples tecnologia de implante de órgãos tornou-nos como escrito no romance: Mulheres à Beira do tempo: “as pessoas pobres não são pessoas. São bancos de órgãos que caminham”.20
Finalizo, trazendo a mensagem para vós, lembrando que ...Se te voltares para o Todo-
Poderoso, serás edificado; se lançares a iniquidade longe da tua tenda, dar-te-á, em vez de terra o rochedo, e, em vez de rochedo, torrentes de ouro21. Nesse momento, o importante é você falar ao teu Deus as palavras de Davi: Gravemente pequei em fazer tal coisa; agora porém, peço-te, tira a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente22 para que nós, cristãos, possamos dizer as palavras de Moisés: Perdoa, rogo-te, a iniquidade deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui.23
Ficarão aqui encerradas essas palavras sobre a verdade da tecnologia, lembrando de duas frases: (1) ...antes de decidir se a ciência intrinsecamente diz a verdade, devemos perguntar, repetidamente, se é possível, ou prudente, isolar fatos de valores...24 e (2) ...Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, João Ferreira de. (trad e org) BÍBLIA SAGRADA. São Paulo. Geográfica:
1998. 2ª edição.
RIBEIRO, Gustavo Lins. TECNOTOPIA versus TECNOFOBIA, O MAL-ESTAR NO SÉCULO XXI. Brasília. UnB: 1999.
As notas abaixo estão inseridas nesses dois livros.
1 O livro de profecias mais difundido pelo mundo, através pelo qual mostra revelações das quais diversas já cumpriram.
2 Ezequiel 13, 18-19.
3 Isaias 26, 21.
4 Colossenses 2, 8.
5 Salmos 94, 16.
6 S. João 14, 6.
7 RIBEIRO (p. 3 e 4).
8 Salmos 52, 1.
9 I Coríntios 8, 1.
10 I Coríntios 8, 11.
11 Jó 21, 22.
12 Isaías 44, 25.
13 Naum 2, 4.
14 S. Mateus 24, 12.
15 Apocalipse 11, 7.
16 Apocalipse 13, 16-17.
17 Apocalipse 13, 14.
18 Apocalipse 16, 2; 10.
19 Apocalipse 17.
20 PIERCY, Marge. 1976.
21 Jó 22, 23-24.
22 I Crônicas 21, 28.
23 Números 14, 19.
24 Robbins e Ross 1996: 57.
25 Daniel 12, 24.
Samuel Lucas (1982) é evangélico desde o nascimento, tendo aceitado essa doutrina de livre e expontânea vontade aos 12 anos na Igreja Congregação Cristã no Brasil, onde está até os dias de hoje. É músico profissional e está cursando Licenciatura em Música pela UnB, através da UAB com pólo em Anápolis. Suas críticas são baseadas em experiências pessoais ao longo do tempo de evangelho.
Quem quiser o documento original em PDF, solicite nos comentários
O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:
ResponderExcluir(JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (JÓ.9.19) Se se trata da força do Poderoso, ele dirá: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
(LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.5811) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra: (1CO.9.3) – A minha defesa perante os que me interpelam é esta: É o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais desta parábola:
(NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:
(MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:
E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.
(GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.(HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei.
BUSCANDO ÈLOS ESPIRITUAIS NA SANTA VIDA DA NOVA ERA:
ResponderExcluirO nosso Criador já consagrou essa Criatura louca, que se auto-criou como “o primeiro elo espiritual de Deus na nova era”, que vem agindo como tal por amor à verdade, para religar o céu e a terra, para unir os irmãos espirituais em Cristo, trabalhando na obra comum da nossa criação, pelo poder dessa fé consciente.
Com 60 letras e 6 sinais os Profetas escreveram na Bíblia:
(2SM) – O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL: DAVI RECEBE A NOTICIA DA DERROTA E MORTE DE SAUL:
Com estes mesmos caracteres escreveram na Bibliogênese:
DEUS TEM SEU ELO DE VERDADE NA VIDA: ARNALDO RIBEIRO AGE E LUTA COMO CRISTO:
Agora eu também já formalizo esta Convocação Divina, recompondo as 48 letras e os 5 sinais deste título bíblico, assim:
(LM)–LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: JERUSALÉM, DESTRUIDA E DESOLADA:
Meus Irmãos de fé:
SEJAM ÈLOS DE MIM NA TERRA, SERÃO LEALDADE E JUSTIÇA DE DEUS:
(MT.25.37) – Então perguntarão os Justos: Até quando os manipuladores da mídia se comportarão como cegos, surdos e mudos, ante à incontestável presença de Jesus Cristo entre nós, a despeito das evidências expostas na internet? Até quando privarão o grande público desse saber viver em Cristo, perpetuando a ignorância, a exploração desavergonhada, e o sofrimento do nosso povo? (JÓ.19.7) - Eis que clamo: Violência! Mas não sou ouvido: Grito: Socorro! Porém não há Justiça! (JÓ.21.14) - E são estes os que disseram è Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos; (1PE.4.5) – os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos! (LC.11.17) – E sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: (MT.17.17) – Ó geração incrédula e perversas! Até quando estarei convosco? Até quando vós sofrerei?(LC.825) – Onde está a vossa fé?