MALES PROVOCADOS PELA TECNOLOGIA

Temos presenciado continuamente a inserção de tecnologias em todo o âmbito da vida humana, intentando facilitar a rotina diária, mas colocando-nos como escravos dessas novas facilidades.

Começo meu pensamento através do uso de calculadoras: parece inacreditável, mas existem pessoas que precisam confirmar na calculadora quanto é 2 + 2. Lembro-me claramente de armazéns em que toda a compra era somada na caneta, escrevendo em papel de embrulhar pão e garanto que o dono desse armazém nunca errou uma conta, sendo que, em grandes redes de supermercado, o caixa consegue passar errado o código de barras, repetindo-o e precisando do cancelamento daquele item. Em outros tempos, era apenas riscar aquele número, era muito rápido e valia a pena.
No caráter musical, podemos lembrar dos imensos estúdios de gravação, contando com até 64 canais de microfones, para que todos os músicos pudessem executar a peça musical e essa ser gravada de uma única vez. Hoje a gravação é feita músico por músico, ou seja, um único músico consegue gravar toda uma orquestra, tirando assim a oportunidade dos outros. Com a idealização de softwares que conseguem aproximar a voz da afinação exigida, muitos músicos evitam os exercícios, pois já estão conscientes que qualquer erro tonal poderá ser corrigido por um bom masterizador.
O uso contínuo de controles remotos, faz com que esqueçamos atos simples como o de ligar a televisão sem o controle. A constante andança de carro nos deixa sem exercícios físicos. O uso intenso do computador desperta doenças como Lesão por Esforços Repetitivos, cegueira (raios ultravioletas do monitor) e, a pior doença, a depressão devido o afastamento do calor humano, sendo substituído pelo ciberespaço.
Se fôssemos estender nossa lista, seria algo muito assolador, vermos as constantes radiações que sofremos pelo aparelho celular, o GPS, a televisão e tantos outros aparelhos sem fio.
Não quero trazer todos à moda antiga, quero apenas alertar para que não paremos de pensar e sejamos os pensadores que utilizam a tecnologia beneficiando nossas próprias vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomas e Certificados

Professor SamLucas - uma vida dedicada à cultura reconhecida pelo Prêmio Jaburu 2020